domingo, 8 de agosto de 2010

PREPARANDO UM COROINHA


Basicamente, um coroinha deve estar atento para os seguintes fatores:


Inicialmente é de fundamental importância tanto a boa preparação para o serviço do altar e o conhecimento dos principais objetos a serem utilizados durante a celebração, como principalmente uma boa preparação espiritual, antes da celebração. A oração ajuda muito a nos prepararmos para o Serviço do Senhor.
Normalmente o coroinha deve acompanhar o sacerdote em direção ao presbitério, para o início da celebração. Especialmente quando forem dois ou mais, é necessário que se faça um bom “treinamento” anterior, para que não ocorram “desencontros” durante a celebração. Desde a entrada a celebração, até o seu final, devem ser de forma ordenada.
Cada Coroinha deve estar preparado e bastante consciente das funções que lhe forem atribuídas para a celebração, como, por exemplo, que vai servir o vinho e a água, quem vai entregar o Cálice e a âmbula ao Padre, quem vai colocar e retirar a cesta na hora do ofertório, quem vai lavar a mão do Celebrante e outras.
É fundamental que cada Coroinha também esteja preparado (Confissão) para receber o Cristo na Eucaristia. Entretanto, existem comunidades onde os mesmos, devido a pouca idade, e a falta de incentivo dos pais, ainda não fizeram a sua preparação e a sua primeira Eucaristia. Neste caso, o mesmo não poderá receber a Comunhão.


Pela Coordenadora,
Saionara Nunes

3 comentários:

  1. Nara tenta atualizar com mais frequência este blog, tá?

    ResponderExcluir
  2. Ola Gostei muito do Blog de vocês!
    Eu sou a Andriele Coroinha da Diocese de Itapeva, Paróquia de São Roque, e tbm tenho um Blog gosteria que vcs visitasem http://coroinhastaquarituba.blogspot.com/
    Obrigada
    Que Deus Ilumine todos vocês!

    ResponderExcluir
  3. Olá Andriele obrigada pela visita.
    Pode deixar que estarei visitando o seu blog.
    Divulgue este blog para seus amigos e colegas.

    Abraços.

    ResponderExcluir